Jogos Africanos e Gala Cabo Verde na agenda de encontro de ministro com Presidente da República

A “gala Cabo Verde de Sucesso” será realizada no Senegal no dia 7 de Dezembro anunciou, hoje, o Ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Elísio Freire, após um encontro com o Presidente da Republica onde foi explicar os meandros da Gala e da escolha da data.

Elísio Freire diz que a Gala é um momento para Cabo Verde celebrar a sua Diáspora Cabo-verdiana. "O Presidente incumbiu-me de levar uma carta, para convidar o presidente Macky Sall, para estar presente na gala. Como sabem senegal alberca uma grande comunidade cabo-verdiana, e uma comunidade muito integrada, é um momento de Cabo Verde, celebrar a sua diáspora africana, celebrar aqueles que trabalharam ao longo da vida para afirmação de Cabo Verde no mundo, e como sabem um dos maiores embaixadores, se não o maior embaixador de Cabo Verde é claramente a sua diáspora e os cabo-verdianos que vivem lá fora ", explicou.

O Ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministro anunciou igualmente que os Jogos Africanos de praia, que arrancam no dia 14 de Junho, foram o segundo ponto abordado durante o encontro com Jorge Carlos Fonseca, que confirmou a sua presença no acto de abertura.

"Os jogos serão abertos pelo Presidente da República e encerrados pelo Primeiro-ministro. É um momento também da afirmação de Cabo Verde numa grande competição desportiva, como sabe estamos há um mês, a arena já esta preparada, há confirmação de 48 países neste momento, com cerca de novecentos atletas, portanto esperamos ate os jogos atingir aquilo que tem sido o nosso objectivo, e tudo está a correr normalmente, esperamos que seja de facto um momento grande de afirmação de Cabo Verde em organizar grandes eventos", explicou o ministro que tem também a tutela do Desporto.

Fernando Elísio Freire terminou dizendo que a realização dos Jogos em Cabo Verde, dá a possibilidade ao país de se mostrar e adquirir capacidade de organização e de iniciar um processo de construção de todas as infra-estruturas necessárias para poder receber grandes eventos.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias