FNUAP destaca Cabo Verde como “bom exemplo” em matéria de planeamento familiar

A representante do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) em Cabo Verde, Hilária Carnival, disse, terça-feira, na cidade da Praia, que o país é um “bom exemplo” no mundo em matéria de planeamento familiar.

Carnival fez este elogio a Cabo Verde durante uma conferência de imprensa promovida pela Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento, alusiva ao Dia Mundial da População, que se comemora este ano sob o lema “Planeamento Familiar: Empoderando Pessoas, Desenvolvendo Nações”.

Na ocasião, a representante do FNUAP indicou que o Ministério cabo-verdiano da Saúde tem trabalhado enormemente, desde o início da independência em 1975, para materializar a visão estratégica em matéria de direitos sexuais e reprodutivos.

Para ela, Cabo Verde é um dos países onde se pode ver resultados importantes no âmbito do planeamento familiar, realçando que muitas necessidades de contraceção foram satisfeitas e que a taxa de fertilidade baixou significativamente depois da independência.

Hilária Carnival assegurou que o FNUAP está orgulhoso do caminho percorrido por Cabo Verde e que vai acompanhar o país na consolidação dos ganhos, a superar e a progredir ainda mais nesta matéria "fundamental" para os direitos humanos e o desenvolvimento.

“Quando falamos do planeamento familiar, falamos não só de um direito fundamental de todas as pessoas, famílias e casais decidirem quando querem formar uma família, mas também falamos de uma grande contribuição para o desenvolvimento”, disse aludindo à temática da comemoração do Dia Mundial da População.

A representante do FNUAP alertou que o planeamento familiar é fundamental para alcançar o objetivo primeiro do Desenvolvimento Sustentável, que é erradicar a pobreza e também  para se alcançar outros objetivos, nomeadamente a igualdade de género e a boa saúde.

Fonte: Panapress

Notícias