Dia Mundial do Teatro: Mindelact distingue jornalista Fonseca Soares com Prémio de Mérito Teatral

O jornalista e actor de teatro Fonseca Soares recebeu na noite de hoje o Prémio de Mérito Teatral`2018, um galardão com que, desde 1999, a Associação Mindelact distingue quem muito de si tenha dado ao teatro.

A decisão de distinguir José Eduardo Fonseca Soares com o Prémio de Mérito foi aprovada por unanimidade em assembleia-geral do Mindelact realizada em 17 de Março.

O jornalista confessou hoje que nunca lhe tinha passado pela cabeça vir um dia a ser distinguido com o prémio, tanto que se considera uma pessoa “tímida, não aberta”, às vezes “até tido como antipático”.

Mas “com as artes cénicas (…) o bichinho entrou (…) o gosto aprimorou-se”, tentou explicar Tchá, alcunha por que é conhecido Fonseca Soares, até desembocar hoje na distinção, “um incentivo para continuar”.

O presidente da Assembleia-Geral do Mindelact, José Betencourt, afirmou ter a “certeza que este dia singular ficará gravado na memória de José Fonseca Soares para o resto da sua vida”.

Actor e encenador, Fonseca Soares encontra-se ligado ao teatro há 44 anos, quando pela primeira vez pisou um palco, no caso, o do cinema Eden Park, no Mindelo.

Um dos fundadores da Associação Mindelact, Fonseca Soares foi durante muitos anos presidente da mesa da assembleia-geral.

Ao longo do seu percurso, o actor fez o oitavo curso de teatro do Centro Cultural Português, foi um dos fundadores do Atelier Teatrakácia, escreveu peças para o Grupo TIM (Teatro Infantil do Mindelo) e fez a sonoplastia de vários espetáculos e festivais de teatro.

Participou, sobretudo com o Grupo do Centro Cultural Português do Mindelo, em várias actuações, designadamente em peças como Rei Lear, Sete pecados capitais, Três irmãs, Mar Alto, Auto da Compadecida, No Inferno, Teorema do Silêncio, Tempestad, Invasão do Lixo, Linha de Pesca, Nôs água e Crónicas de Mindelo.

Fonte: InforPress

Notícias