Cabo Verde e Canárias reforçam cooperação económica e empresarial

O presidente do Governo da região autónoma espanhola das Canárias, Fernando Clavíjo, chega este domingo a Cabo Verde, para uma visita oficial que será marcada pela assinatura de um memorando de entendimento para o reforço das relações bilaterais e da cooperação económica e empresarial entre os dois arquipélagos, apurou a PANA de fonte oficial.

A assinatura do documento vai ser feita na sequência da quarta reunião cimeira entre Cabo Verde e as Canárias, que decorre terça-feira, na cidade da Praia, e será copresidida pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, e por Fernando Clavíjo.

De acordo com fonte do Governo cabo-verdiano, o encontro deverá permitir também consolidar a aliança estratégica entre Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, no quadro do Programa de Cooperação Transnacional (MAC-FEDER), a que os arquipélagos da região da Macaronésia podem concorrer.

Nesta sua deslocação a Cabo Verde, Fernando Clavíjo irá ainda participar na cerimónia de inauguração das operações da companhia de aviação das Canárias Binter em Cabo Verde.

As relações entre Cabo Verde e Canárias remontam a 1999, altura em que foi assinado o Convénio Quadro de Cooperação, tendo desde 2002 sido assinados três Programas Indicativos de Cooperação - PIC (2002/2004, 2005/2007, 2008/2010).

Fonte: Panapress

Notícias