São Vicente acolhe fórum sobre turismo sustentável

Pensar o turismo como elemento eficaz de inclusão social e gerador de riquezas, consciencializar as comunidades sobre o seu papel como anfitriãs neste processo, priorizando um turismo sustentável sem perder a essência das tradições e valores culturais. Eis alguns dos objectivos do Fórum de Turismo Sustentável de São Vicente, que acontece de 28 a 30 de Novembro.

O Fórum enquadra-se no âmbito do projecto “Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente", é promovido pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN), em parceria com CERAI e a Câmara Municipal de São Vicente, financiado pela União Europeia.

Aguinaldo David, director executivo da Associação Amigos da Natureza, afirma que a ideia é promover o debate e a reflexão das boas práticas do turismo sustentável comunitário, rural e inclusivo.

“É trazer para a discussão um tema fundamental para o desenvolvimento do país e de São Vicente, em particular, que é o turismo, pelo papel que assume na economia nacional mas também pelos novos paradigmas que queremos aqui discutir com a classe política, operadores turísticos, incluindo as comunidades que achamos que deverão ter um papel fundamental nesse desenvolvimento”, afirma.

Fonte: Expresso das llhas

Notícias