Rotas turísticas de Porto Novo sinalizadas no primeiro trimestre do ano

Até Março, as primeiras rotas turísticas já criadas no Porto Novo estarão sinalizadas “para servir o turismo sustentável”, avançou o vereador Valter Silva.

Curral das Vacas/Bordeira/Morrinho de Égua, Morrinho de Égua/Pascoal Alves/Monte Trigo/Tarrafal e Chã de Morte/Forquinhas/Alto Mira são as quatro primeiras rotas turísticas, já criadas no concelho do Porto Novo, que vão ser agora sinalizadas.

Segundo Valter Silva, citado pela Inforpress, “pela primeira vez”, Porto Novo vai ter quatro rotas turísticas sinalizadas, um projeto que visa potenciar o turismo de natureza, mas também responder a uma antiga reivindicação dos operadores locais.

A sinalização das rotas acontece numa altura em que Porto Novo passa a dispor de quatro miradouros, devendo, ainda em Janeiro, ganhar um centro de turismo, com financiamento do Fundo do Turismo.

A Associação do Turismo de Santo Antão tem alertado para a necessidade de se proceder a obras de recuperação e sinalização da extensa rede de caminhos vicinais existente em toda a ilha de Santo Antão, que constitui “um dos principais activos económicos” da ilha.

Todos os anos, entre Outubro e Maio, período em ocorre a época alta do turismo, milhares de turistas (em 2017, foram 26 mil visitantes) chegam a Santo Antão para caminhadas nesses trilhos, construídos ainda na era colonial.

Em Porto Novo, a autarquia anunciou para 2019 investimentos de oito mil contos para a recuperação desses percursos.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias