Praia acolhe conferência internacional sobre “Governance: contexto e desafios”

Os participantes irão, em conjunto, reflectir sobre a arquitectura da Governance no contexto europeu e global

A cidade da Praia acolhe, no próximo dia 29 de Setembro, a Conferência Internacional Governance: contexto e desafios que contará com a presença do ministro das Finanças Olavo Correia e a participação de mais de uma dezena de conferencistas, vindos de diversas áreas como universidades, instituições bancárias e empresas.

Os participantes irão, em conjunto, reflectir sobre a arquitectura da Governance no contexto europeu e global, os novos modelos de Governance, nomeadamente, a estrutura dos governos societários, o papel dos accionistas no tecido social das organizações financeiras e a formação em expertise bancária.

O primeiro painel, designado, «Desafios da Governance no sector financeiro» lançará as bases para o debate sobre o rumo da regulação e supervisão financeira a partir da complexidade dos seus sistemas, nomeadamente, no que concerne às ligações entre o sector bancário, financeiro e segurador. Esta visão integrada pode ser o caminho que Cabo Verde tem de percorrer para a modernização e dinamização do sistema e mercado financeiro.

O segundo painel, «Enquadramento da Governance em Cabo Verde», centra-se no debate das reformas feitas a nível da supervisão e normas que disciplinam as actividades e instituições financeiras. Neste segundo painel, marcarão presença, de entre outros oradores, Carlos Maia, membro do Departamento de Governance e Supervisão da PwC para Angola e Cabo Verde e Jorge Dias, professor investigador da Universidade de Cabo Verde.

Conforme nota de imprensa da organização, trata-se de uma conferência onde “a análise e o debate muito contribuirão para o reforço do conhecimento de todos os participantes no tema da Governance, nomeadamente, no seu contexto e desafios”.

Fonte: A Nação

Notícias