PR participa na conferência que assinala Dia da Cultura e das Comunidades Cabo-verdianas em Portugal

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, participa, a partir de 18 de Outubro, numa conferência internacional, em Lisboa, no âmbito do Dia da Cultura e das Comunidades Cabo-verdianas, revelou a fonte do Palácio de Plateau. O evento visa homenagear e dar maior destaque à comunidade cabo-verdiana, quer no país, quanto na diáspora, reconhecendo desta forma a comunidade como uma entidade cultural.

Durante a conferência, serão debatidos temas como “Visões do Bilinguismo e perspectivas da evolução da língua cabo-verdiana”, “A fome de 1947 e a abordagem das crises das estiagens e das consequências da literatura cabo-verdiana”, “percursos singulares da música cabo-verdiana 1867/1967”, “Eugénio Tavares e outros intelectuais nativistas de Cabo Verde: Nativismo, Republicanismo e Cidadania.

Para os promotores do evento, «estes valores portugueses ou cabo-verdianos» são, entre outros, aspectos relevantes entre os dois países que têm o português como língua oficial e uma relação histórica de amizade e cooperação. É que Cabo Verde foi colónia de Portugal durante cinco séculos e tomou a sua independência a 5 de Julho de 1975, tendo, depois desta data, reforçado a sua cooperação e amizade com a Lisboa, onde existe uma grande comunidade de cabo-verdianos.

Fonte: A Semana

Notícias