Mindelo em contagem decrescente para o Carnaval

O presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC) garante que tudo estará pronto a tempo da festa do rei Momo, em São Vicente.

Em conferência de imprensa, hoje, no Mindelo, para apresentação do Programa do Carnaval, Marco Bento, lamentou que problemas com o transporte tenham condicionado a logística para a chegada de equipamentos e pessoas.

“Temos tido um problema de transporte e de ter as pessoas aqui a tempo mas estamos a trabalhar, a fazer esforços e a conseguir algum sucesso em ter todo o material aqui e essa preparação está a ser feita, com várias entidades que nos estão a auxiliar e a ajudar neste aspeto”, afirma.

Os trabalhos da montagem do sistema de som serão realizados hoje. Marco Bento fala em melhorias.

“Esse sistema novo é idêntico ao que tem sido utilizado, só que desta vez vamos ter recetores ao longo do percurso. Fizemos uma arquitetura diferente, para melhorar a qualidade do som”, explica.

Presente na conferência, o director do CNAD anunciou a 4ª edição do prémio KaKoi.

De acordo com Irlando Ferreira, estimular e homenagear a espontaneidade do Carnaval continua a ser o principal objetivo do prémio.

“Aquela vertente do Carnaval sempre marcou esta cidade e a dinâmica do Carnaval. Não havendo esta vertente, parece-me que o nosso Carnaval, enquanto um todo, ficaria muito mais pobre. Não esqueçamos que se há uma parte da população que consegue investir em indumentárias para brincar no Carnaval oficial, há uma outra vertente que não tem essa possibilidade e recorre à criatividade e espontaneidade para poder fazer parte desse Carnaval que é uma manifestação popular e cultural que é de todos”, sublinha.

O desfile dos grupos espontâneos está marcado para entre as 12h30 e 15 horas de terça-feira, antes do início dos grupos oficiais em competição.

A programação do Carnaval começa sexta-feira, com o desfile das escolas do ensino básico e dos jardins infantis, e termina terça-feira, com o baile de Carnaval, na Rua de Lisboa, logo após o desfile principal.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias