Fogo: Escola de Música “Ritmu nos burkan” inaugurada hoje em Achada Furna

A escola de música “Ritmu nos Burkan” (Ritmo do Vulcão), uma iniciativa do pelouro da Cultura da câmara de Santa Catarina, é inaugurada hoje na vila de Achada Furna, zona sul do município.

A iniciativa da criação da escola de música, segundo o vereador da Cultura, Juventude e Desporto da câmara de Santa Catarina, Madueno Andrade Rodrigues, é da própria autarquia que a vai entregar a um grupo da localidade de Achada Furna para fazer a sua gestão.

A escola que vai contar nesta fase com dois professores de música no regime de voluntariado, além do responsável da escola, dispõe neste momento de um total de 56 inscritos, de entre crianças e jovens, contando com apoio do Banco da Cultura (BA – Cultura) no pagamento de propinas.

A mesma vai funcionar numa sala do centro multiuso de Achada Furna e nesta fase serão ministradas aulas de teclado e violão, mas a ideia, segundo o vereador é ministrar também aulas de cavaquinho.

Esta é a segunda escola de música criada no município de Santa Catarina e o vereador não descarta a possibilidade de surgimento de outras porque “há necessidades e há demanda” de crianças e jovens neste sentido.

Sublinhou que o seu sonho, enquanto vereador, é levar para algumas localidades do município projecto do género, contando com a colaboração do Ministério da Cultura através do BA – Cultura, de modo a chegar às crianças e jovens que têm menos recursos, mas interessados em aprender a música.

Além das duas escolas de música, a nível do município existe uma escola de teatro na localidade de Achada Furna, que desde o ano passado beneficia do apoio do Ministério da Cultura, e uma escola de dança contemplada este ano, existente mais uma escola que ainda não beneficia do apoio do ministério porque não conseguiu fazer a entrega da documentação solicitada e que poderá apresentar a candidatura no futuro.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias