Emprofac regista aumento líquido nas contas em 2018 impulsionado pelo crescimento das vendas

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac) fechou as contas de 2018 com um resultado líquido de 198.970 mil contos, o que representou um crescimento de 9% face ao resultado líquido do ano anterior.

A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração da Emporfac, Gil Évora, que indicou que as vendas tiveram um crescimento significativo de 13,6%, o que representou um acréscimo de mais 223,586 mil contos, tendo atingido a soma recorde de 1.871.397 contos.

Conforme explicou, o crescimento das vendas foi equilibrado tanto no setor privado, mais de 12,5%, como no setor público, mais de 16,5%, e pela primeira vez a empresa iniciou algumas exportações para a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

As vendas de produtos de origem nacional conheceram também um incremento de 14,4% face a 2017 e o índice de satisfação dos clientes atingiu os 92%, depois de ter estado em 85% no ano de 2016.

“Independentemente do significativo acréscimo das vendas e da boa performance financeira, é importante salientar, em 2018, a diminuição geral das ruturas quer a nível do setor privado quer a nível do setor público”, avançou, realçando ao mesmo tempo a diminuição das inutilizações das mercadorias.

Gil Évora indicou também a melhoria da produtividade dos trabalhadores, apontando a aposta na formação do pessoal.

“Em 2018 mais do que duplicamos os gastos com a formação, mas temos a certeza que este é um investimento que vai fazer com que a performance da empresa melhore nos próximos anos”, assegurou.

Em relação às compras, destacou, continuam a concentrar-se em Portugal (74%), mas durante o ano de 2018, países como a Espanha e Brasil começaram a incrementar a sua cooperação com a Emprofac em vários domínios.

Por outro lado, referiu que a formação bruta do capital fixo da empresa registou também uma variação positiva, mais de 34%, devido aos investimentos que a empresa tem vindo a fazer, em particular no seu parque de viaturas de distribuição.

“Como resultado do acréscimo significativo das vendas, a empresa conheceu uma boa performance financeira que se traduziu num resultado líquido de 198.970 contos”, informou.

A mesma fonte anunciou que o valor acrescentado bruto da empresa registou uma variação positiva de mais de 10,2% e a produtividade dos trabalhadores registou também uma variação positiva na ordem dos 6,3%.

Gil Évora revelou ainda que a Emprofac ganhou em 2018 o prémio Responsabilidade Social atribuído pela Câmara do Comércio de Sotavento.

“A responsabilidade social continua a fazer parte do nosso ADN e as instituições de carácter social e educativo, as associações e as várias comunidades espalhadas por todo o país sabem que têm na Emprofac um parceiro de palavra”, observou.

Concluiu que a Emporfac continua “atenta às oportunidades de exportação”, mas o mercado “não tem estado fácil” e os países, para onde exporta, têm conhecido situações sócio-políticas de alguma instabilidade o que prejudica os negócios.

Fonte: Sapo CV

Notícias