Comunicado 7º EITU 2016

A Câmara de Turismo de Cabo Verde, em parceria com o Governo e a Associação Nacional de Municípios, promove o VII Encontro Internacional de Turismo, que ocorrerá na cidade da Praia de 4 a 7 de dezembro próximos.
À semelhança das seis anteriores edições deste evento, decorridas desde 2005, será uma oportunidade marcante na encruzilhada das escolhas que o Turismo e a Economia de Cabo Verde estão obrigados a fazer, e que só uma participação abrangente e empenhada de toda a sociedade civil permitirá que seja aproveitada.
Este VII EITU surge num momento particularmente crítico, caraterizado pelas grandes e jamais verificadas oportunidades de desenvolvimento, para o nosso país, sobretudo no que respeita ao turismo, encarado com justeza como o setor estratégico da economia cabo-verdiana. Essas oportunidades, porém, confrontam-se com significativos desafios, em particular quanto à observação dos três elementos essenciais e enformadores da sustentabilidade turística, a saber, os domínios do equilíbrio social, da proteção ambiental e do desempenho da economia. Aos desafios da sustentabilidade acrescem outros não menos importantes, como a segurança turística, a qualidade do destino e a construção de um ambiente de negócios competitivo e favorável.
O VIIº EITU trará para o debate estes e outros temas considerados decisivos, na perspetiva da busca de convergências entre o Estado, os Municípios e o setor privado, facilitadores da elaboração das políticas públicas mais adequadas e ajustadas ao contexto, mas, também, orientadoras da ação do setor privado. Conta-se, assim, com a expressiva participação do governo, de instituições da Administração Pública, dos municípios do país e respetiva associação, das instituições do setor privado, das empresas, de organizações internacionais e outros parceiros internacionais, assim como de alguns reconhecidos especialistas.
Mas o grande objetivo que a Câmara de Turismo pretende atingir neste 7º Encontro é o de concretizar, através de uma série de protocolos a celebrar entre setor público e setor privado, nos quais seja garantida a passagem dos numerosos estudos, planos e projetos existentes para a respetiva execução.
O slogan escolhido para resumir os vastos conteúdos do evento é expressivo dessas metas:

QUALIFICAR • SUSTENTAR • INOVAR • CONCRETIZAR

Brochura: 7º EITU 2016

Notícias