Carvão do Maio pode vir a ser comercializado a partir de quarta-feira com marca própria

A apresentação do projecto foi feita sexta-feira, com a presença dos carvoeiros do Maio, que de bom agrado receberam a iniciativa, cientes que todos sairão a ganhar

A ilha do Maio já dispõe de uma empresa de logística e comercialização, criada pelo empresário Nato Ribeiro, com o propósito de vender todo o carvão produzido na ilha, com marca própria e em formatos diferentes.

A ideia surgiu aquando da visita do empresário à ilha, durante a qual observou que os carvoeiros passam por momentos difíceis para conseguirem produzir e depois vender os seus produtos na capital do país.

“Quando vi que existe muita exploração por parte dos clientes e as dificuldades por que passam os carvoeiros até o seu produto chegar à Cidade da Praia, decidi criar uma empresa, justamente para valorizar não só o produto feito no Maio, mas também os próprios carvoeiros, que passam muitas dificuldades em produzir o carvão”, explicou.

Com este projecto, cujo processo deverá arrancar na quarta-feira, 8, com a vinda do navio Sotavento, Nato Ribeiro pretende comprar todo o carvão que é produzido na ilha e depois colocá-lo em embalagens de formatos diferentes com o logótipo da ilha e da empresa.

Os formatos das embalagens variam desde 15, 20 e 30 quilos, por forma a facilitar as donas de casa na aquisição deste produto nos mercados e supermercados do país.

“Com este projecto pretendemos também criar postos de trabalho aqui na ilha, porque vai ser preciso o transporte desde o forno até ao armazém. Depois vai ser necessário mão-de-obra para fazer a embalagem e, posteriormente, a sua colocação no barco. Tudo isso, certamente, vai contribuir para que este produto venha ser mais valorizado”, notou.

Para a implementação deste projecto, Nato Ribeiro disse que está a contar com a colaboração da edilidade maiense bem como da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente.

O empresário fez saber, entretanto, que o preço final do produto vai sofrer uma “ligeira alteração”, tendo em conta que o mesmo passa a ser melhor tratado e embalado, o que acarreta “algum custo”.

A apresentação do projecto foi feita sexta-feira, com a presença dos carvoeiros do Maio, que de bom agrado receberam a iniciativa, cientes que todos sairão a ganhar.

Fonte: A Nação

Notícias