Cabo Verde realiza VII edição de festival internacional de cinema

A ilha cabo-verdiana do Sal acolhe, a partir desta quarta-feira, a VII edição de “Cabo Verde International Film Festival” (CVIFF), que conta com a participação de 20 dos 26 filmes inscritos para competir em várias categorias e géneros cinematográficos, apurou a PANA de fonte da organização.

Do programa desta edição do CVIFF constam filmes produzidos por cineastas da Croácia, dos Estados Unidos, do Brasil, da Argentina, da Suíça, de França, de Portugal, do Reino Unido, da Singapura, do Brasil e de Cabo Verde.

Estes irão concorrer nas categorias de curta-metragem (6), curta-metragem/documentário (4), longa-metragem (5) e longa-metragem/documentário (5) e Prémio Parda (melhor filme do festival).

Estados Unidos (6), Brasil e Portugal (2) são os países mais representados, num festival que conta com apenas um filme de um realizador residente em Cabo Verde, “Buska Santu” de Samira Vera-Cruz, lançado recentemente.

O festival tem como objetivo promover a produção e exibição do audiovisual nacional e a divulgação de grandes filmes estrangeiros para o público cabo-verdiano.

Do programa da CVIFF, que foi lançado em 2010 na ilha de Sal, constam, para além de exibições de filmes, a realização de workshops que têm por finalidade reunir personalidades ligadas à arte, ao cinema e à indústria criativa.

Fonte: Panapress

Notícias