Cabo Verde lança curso modular em Agricultura Urbana e Periurbana

O primeiro curso modular em Agricultura Urbana e Periurbana, financiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), abriu esta segunda-feira, na Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
A abertura deste curso vem na sequência da assinatura de um protocolo entre o Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR) de Cabo Verde e a FAO  para a efetivação do projeto “Agricultura Urbana e Periurbana” com o principal objetivo de assegurar um abastecimento constante de produtos frescos que atendam às necessidades nutricionais das populações urbanas e a um preço acessível.
A formação, que é dirigida a 25 técnicos das Câmaras Municipais da Praia (Santiago), de São Vicente, do Sal e do Porto Novo (Santo Antão), visa a sua capacitação no domínio da agricultura urbana e periurbana, de modo a que possam apoiar a implementação deste projeto.
O projeto tem permitido financiar e desenvolver a agricultura, concretamente, a horticultura, dirigida sobretudo às famílias que vêm do interior e que residem nas periferias e que já sabem trabalhar na produção agrícola.
Os promotores deste projeto consideram que a promoção da agricultura urbana e periurbana irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e periurbanas, através de criação de empregos e boa gestão de espaços urbanos, fazendo com que as populações rurais que procuram os centros urbanos para residirem possam produzir e gerar rendimentos.

Notícias