Cabo Verde e Holanda reforçam cooperação nas áreas do turismo, educação e segurança social

Cabo Verde e Holanda assinaram três acordos de cooperação nas áreas da Educação, turismo de cruzeiro e economia marítima e segurança social.

Segundo o Governo, trata-se de um “avanço significativo”, na consolidação e diversificação das relações politicas de cooperação e amizade, entre os dois países.

Os acordos foram rubricados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Ministro da Defesa, Luís Filipe Tavares, e pela ministra do Comércio e da Cooperação para o Desenvolvimento da Holanda, Sigrid Kaag, no âmbito da visita oficial do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, à Holanda.

Numa nota publicada na página do Ministério dos Negócios estrangeiros e Comunidades, o executivo cabo-verdiano lembra que o Governo Holandês, através do Fund For International Development (OFID), criado pela Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEC) e do Fundo ORIO, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Holanda para apoiar grandes projectos de infra-estruturas nos países em desenvolvimento e cooperação com o sector privado, co-financia o Governo de Cabo Verde, num montante de 29 milhões de euros, na construção do terminal de cruzeiros da Ilha de São Vicente.

Também ontem, Cabo Verde participou numa mesa redonda sobre Economia Azul, evento empresarial organizado pelo North African Business Council, centrado nas empresas, organizações e parceiros cabo-verdianos e holandeses, que teve como objectivo uma discussão prévia sobre desenvolvimento marítimo, energia eólica, offshore e turismo sustentável.

A visita de Jorge Carlos Fonseca iniciou segunda-feira, 10, e fez-se acompanhar da primeira-dama Lígia Fonseca e uma delegação ministerial e de representantes do governo de Cabo Verde.

O chefe da diplomacia cabo-verdiana diz que a missão foi cumprida. “É caso para dizermos que cumprimos bem a nossa missão com esta visita”, garante.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias