Bruma seca: aeroportos de São Vicente e da Boa Vista já dispõem de tecnologia que permite a aterragem de aviões

Os aeroportos de São Vicente e da Boa Vista já dispõem do sistema de navegação por satélite que permite a aterragem de aviões em períodos de bruma seca

A notícia foi dada, na manhã de hoje, em São Vicente pelo Ministro da Economia, José Gonçalves, que acompanha o Primeiro-ministro na visita de dois dias que Ulisses Correia e Silva faz à ilha do Monte Cara.
O sistema técnico está montado faltando apenas a sua formalização pela ICAO, Organização Internacional de Aviação Civil Internacional.
Os controladores de tráfego estão em formação e as operadoras no dia 19 de Julho terão formalmente conhecimento desses procedimentos para que possam adaptar as suas operações a essa nova tecnologia, conforme explica Nuno Santos, assessor do Ministro da Economia. Os ganhos serão relevantes, assinala Nuno Santos.
A partir de 17 de Agosto, as aproximações para as pistas de São Vicente e da Boa Vista serão com base em pontos georreferenciados, geridos por satélites e coordenados pelos controladores de tráfego aéreo que estão a receber formação para trabalharem com essa nova tecnologia, que vem resolver o problema dos voos nos períodos em que a bruma seca afecta o país.

Fonte: RTC

Notícias