Banco Mundial coloca Cabo Verde em segundo lugar no índice africano de governação

O relatório CPIA Africa, uma publicação do departamento de empréstimos concessionais do Banco Mundial (BM), coloca Cabo Verde em segundo lugar na classificação geral africana que mede a qualidade da governação económica e das instituições, apurou a PANA.

O CPIA África é um relatório anual que descreve o progresso dos países da África Subsariana no fortalecimento das suas políticas e instituições, analisa 38 países que cumprem os requisitos para receber apoio do Banco Mundial.

No índice, divulgado quarta-feira em Washington, o Rwanda continuou a liderar o ‘ranking’ de todos os países, com uma classificação de quatro pontos, seguido de Cabo Verde, Quénia e Senegal, com uma classificação de 3,8.

Os autores do relatório, que coloca a média da África Subsariana nos 3,2 pontos, notam uma degradação no desempenho dos países do continente africano, havendo mais do dobro dos países a descerem a sua classificação face aos que subiram.

“A gestão macroeconómica mais fraca, motivada pelas difíceis condições económicas globais, explica muita da deterioração do desempenho em cada país”, diz o Banco Mundial, notando também que “o ritmo da melhoria na governação abrandou em 2015, com sete países (contra nove em 2004) a terem ganhos mensuráveis na governação, e seis países (contra quatro em 2014) a terem um declínio”.

Fonte: Panapress

Notícias