Luxemburgo confirma a Cabo Verde apoio financeiro de 500 mil euros para mitigar efeitos da seca

O Governo de Cabo Verde recebeu hoje da Cooperação Luxemburguesa a carta de confirmação de financiamento do Programa de Emergência para a Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola no valor de 500 mil euros.

O acto, que teve lugar no gabinete do Ministério da Agricultura e Ambiente, no Platô, foi considerado por Gilberto Silva de “notável” por trata-se de uma soma considerável a reverter-se a favor dos agricultores, criadores dos gados e das famílias que, com o mau ano agrícola, se tronaram mais vulneráveis.

“Neste gesto de solidariedade, por parte dos nossos parceiros, vimos toda a eficiência do próprio exercício de planeamento, que é fundamental para se mobilizar recursos”, disse.

Segundo o ministro da Agricultura e Ambiente, em declarações à imprensa, Luxemburgo como parceiro de Cabo Verde respondeu ao apelo do Governo no sentido de financiar o Programa de Emergência para Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola, aprovado em Conselho de Ministros.

Por essa razão, afirmou, as contribuições dadas pelos parceiros vão directamente para financiar a execução do plano e de todo o programa de trabalho estabelecido no regime de urgência.

“Os trabalhos já arrancaram no terreno e vamos agora, com este apoio financeiro, ganhar velocidade cruzeiro na execução das actividades previstas. O primeiro-ministro já tinha avançado no parlamento que com as contribuições dadas e os recursos previstos no orçamento íamos necessitar de um milhão de contos para dar arranque às actividades previstas”, informou.

Lembrou ainda, que o Governo já mobilizou dez milhões de euros para executar o programa.

Questionado sobre o problema de água para produção agrícola, o ministro avançou que o Governo está à procura de soluções a favor dos agricultores, tendo já executado um poço no interior de Santiago que vai equipar, visando disponibilizar a água para os agricultores.

Convidado a fazer um balanço sobre a execução do programa, Gilberto Silva, que adiantou que ainda, é cedo para isso, indicou que tudo está a funcionar conforme previsto com a atribuição de sistema de crédito, tendo sido definido a emissão de vale cheques que irão ser utilizados no sistema de salvamento de gados.

Salientou ainda, que os dirigentes do ministério já estão no terreno para elaborar uma nova avaliação e já se iniciou a execução do programa com duração até Setembro de 2018, assim como a organização de trabalhos para uma boa gestão de recursos hídricos.

Na sua declaração, a encarregada de Negócios do Luxemburgo em Cabo Verde, Angèle Cruz, lembrou que a resposta favorável ao pedido de apoio do Governo de Cabo Verde face à seca que conheceu o país este ano, deve-se ao facto de se querer ajudar as camadas mais desfavorecidas do país.

“A ajuda é de 500 mil euros que está para ser desembolsado nas próximas semanas. A resposta do Governo do Luxemburgo deve-se ao facto de que a seca afecta as camadas mais vulneráveis da população e, por isso, uma situação excepcional, o Governo do Luxemburgo decidiu por esse apoio”, explicou.

No dia 15, a Cooperação Espanhola cedeu a Cabo Verde no termo de compromisso de apoio financeiro, no quadro do Programa de Emergência para Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola 2017/2018 (PEMSMAA), um donativo de 60.000 euros.

O objectivo é assegurar a resiliência económica nas ilhas afectadas pela seca e o mau ano agrícola, garantindo os meios de subsistência às famílias e a gestão sustentável dos recursos naturais no meio rural.

Fonte: InforPress

Notícias