UE financia projeto de turismo solidário e sustentado na ilha cabo-verdiana do Maio

A União Europeia (UE) disponibilizará 440 mil euros para financiar um projeto de turismo solidário e sustentável na ilha cabo-verdiana do Maio, cujo investimento global se estima em cerca de 550 mil euros, apurou a PANA terça-feira na cidade da Praia, de fonte segura.
Lançado já oficialmente na capital cabo-verdiana, o projeto vai ser executado pela Organização Não Governamental (ONG) portuguesa  Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) com a colaboração também das câmaras de Loures (Portugal) e de Maio e Boa Vista (Cabo Verde).
Também colaboram nesta empreitada a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas da Boa Vista e Maio, com o fito de “melhorar" as condições de vida da população da ilha do Maio, através de turismo solidário e sustentável, e reforçar a diversificação da oferta turística da referida ilha”.
Neste sentido, a iniciativa abrangerá a totalidade da população da ilha do Maio, em particular a das localidades de Porto Inglês, Calheta, Barreiro, Praia Gonçalo, Ribeira Dom João, Morrinho e Santo António, estando previstos igualmente intercâmbios de boas práticas com as ilhas da Boavista e de Santo Antão.
Segundo uma nota explicativa do IMVF, “com o desenvolvimento de um produto turístico solidário e sustentável, implementado e gerido localmente, pretende-se dinamizar a economia local e valorizar os traços culturais tradicionais e ambientais”.
A mesma fonte precisa ainda que esta intervenção irá beneficiar as famílias e associações locais da ilha do Maio, os agricultores e criadores de gado, pescadores e produtores locais, com especial incidência nos jovens e nas mulheres.
O projeto, a ser executado até 2020, foi financiado no âmbito do último concurso da UE de apoio à sociedade civil com o objetivo de promover o turismo sustentável e impulsionar a geração de rendimentos e a melhoria de condições socioeconómicas das comunidades beneficiárias em várias ilhas e áreas urbanas vulneráveis do arquipélago cabo-verdiano.

Fonte: PanaPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras