TACV deixa de voar inter-ilhas a partir de 1 de Agosto

O Governo anunciou hoje o fim da operação doméstica da TACV a partir de Agosto. Os voos inter-ilhas passam a ser assegurados, apenas, pela Binter Cabo Verde que cede 49% do seu capital ao Estado. Também o sector de voos internacionais e de manutençao e engenharia vão ser reestruturados e privatizados

A TACV "outrora um orgulho do nosso povo e símbolo da nossa independência e integração nacional, transformou-se infelizmente, num poço de dívidas e de inoperância", disse hoje o ministro da Economia, José Gonçalves, em conferência de imprensa onde anunciou a extinção, a partir de dia 1 de Agosto, das operações internas da TACV. Mas as mudanças chegam, contudo, mais cedo. Já a partir de 1 de Junho, sai de serviço um dos ATR 72 da companhia de bandeira.

Com a extinção deste serviço de ligação entre as ilhas pela TACV o compromisso passa a ser assumido pela Binter Cabo Verde que, explicou o ministro, passará a ter como accionista o Estado cabo-verdiano que vai adquirir 49% do capital da empresa comprometendo-se o governo, num futuro próximo, a disponibilizar parte desse capital social ao mercado para que possa ser adquirido por investidores nacionais.

A Binter Cabo Verde ao assumir o papel monopolista do mercado interno fica obrigada a reforçar as ligações inter-ilhas e a estabelecer uma parceria com a TACV "em termos de transporte aéreo internacional por forma a permitir a companhia de bandeira continuar a vender os bilhetes internacionais até ao seu destino aeroportuário final em Cabo Verde".

A operação internacional da TACV mantém-se, mas será reestruturada. José Gonçalves explicou que "estando em análise dois cenários com a participação de um parceiro estratégico forte, que deverá participar de forma significativa no capital e na gestão da empresa a relançar, no âmbito da privatização a ser definido futuramente pelo governo" e que envolverá os trabalhadores e investidores emigrantes.

Separado da TACV e igualmente privatizado será o negócio da manutenção e engenharia.

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”