Sociedade Cabo-verdiana de Música promove conferência sobre a música cabo-verdiana

Pretende-se com a celebração debater a música cabo-verdiana através de temas como “A morna – dimensões sociais” e a “Contribuição da diáspora para a afirmação da música cabo-verdiana” e “Defesa dos direitos do autor e conexos no país”.

A Sociedade Cabo-verdiana de Música promove hoje, na Assembleia Nacional, a primeira conferência sobe o tema “A música cabo-verdiana”, enquadrada nas actividades comemorativas do Dia Internacional da Música, que se assinala mundialmente a 1 de Outubro.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, pretende-se com a celebração debater a música cabo-verdiana através de temas como “A morna – dimensões sociais” e a “Contribuição da diáspora para a afirmação da música cabo-verdiana” e “Defesa dos direitos do autor e conexos no país”.

A docente e investigadora Isabel Lobo será a conferencista do primeiro tema “A morna – dimensões sociais”, num momento em que este género musical é candidato a Património Cultural Imaterial da Humanidade, junto da UNESCO, “iniciativa extraordinária” apoiada pela Sociedade Cabo-verdiana de Música “desde o seu primeiro instante”, lê-se na nota.

Por outro lado, o segundo painel estará à responsabilidade do sociólogo e investigador na área da música, César Monteiro.

O debate será moderado pelo compositor Daniel Spencer, membro da direcção da Sociedade Cabo-verdiana de Música, e é aberto aos músicos, autores, compositores, artistas, estudiosos, estudantes do ensino secundário, bem como ao público em geral.

Fonte: A Nação

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras