Santo Antão: Grogue do Tarrafal de Monte Trigo já está a ser engarrafado para exportação

"Música e Grogue" é o nome de uma sociedade criada no Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, por um grupo de produtores que, a partir de outubro, começou a engarrafar o grogue dessa localidade visando a sua exportação.

Simão Évora, sócio-gerente dessa sociedade, informou que se trata de "uma experiência piloto", em que se pretende engarrafar mil litros de grogue velha e normal, com marca dessa localidade, que vão ser colocados nos mercados turísticos nacionais, mas também além-fronteiras, sobretudo junto da diáspora cabo-verdiana.
Segundo Simão Évora, depois do engarrafamento, o grande desafio dos produtores tem a ver agora com a certificação do grogue produzido no Tarrafal de Monte Trigo como forma de torná-lo mais competitivo e facilitar a sua inserção, sobretudo nos mercados internacionais.
O conhecido grogue que se produz no Tarrafal de Monte Trigo, uma zona que, além da agricultura e pesca, tem, igualmente, muitas potencialidades turísticas, tem chegado já a vários países do mundo através de turistas, mais a intenção dos produtores é "preparar um produto capaz de competir a nível nacional e internacional", avançou este produtor.
A sociedade está a apostar, também, no fabrico de derivados do grogue, como ponche utilizando ainda produtos locais, como a manga e tambarina (tamarindo).
Igualmente, na Ribeira da Cruz, outro vale agrícola no interior do Porto Novo conhecido pelo "bom grogue" que produz, o produtor Emídio Alves tem vindo a apostar no engarrafamento do grogue, visando a sua colocação nos mercados turísticos.
O grogue de Santo Antão, cuja produção ronda dois milhões de litros/ano, já goza de "alguma facilidade de escoamento" para os Estados Unidos e Europa, embora o valor do produto nesses mercados esteja "aquém do desejável", segundo a Câmara de Comércio de Barlavento.
A inserção do grogue de Santo Antão na lista das bebidas alcoólicas comercializadas nos principais mercados internacionais e a adoção de um plano de marketing para a promoção do grogue e seus derivados constituem uma das aspirações dos produtores da ilha de Santo Antão.

Fonte: Sapo Notícias

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos