Santo Antão: Fábrica de Azulejos mobiliza parcerias para livrar o ambiente em Cabo Verde dos plásticos

A fábrica de produção de azulejos, a partir de reciclagem de plásticos, instalada em Janela, Paul, Santo Antão, está a mobilizar parcerias com empresas e instituições nacionais, com vista a livrar o ambiente em Cabo Verde dos plásticos.

Depois de ter firmado, esta semana, uma parceria com a empresa Frescomar, em São Vicente, a fábrica de azulejos, instalada em 2017, procura outros parceiros, porque o propósito, segundo o responsável dessa unidade, Hirondino Silva, é retirar os plásticos do ambiente em todo o país, transformando-os em azulejos.

No âmbito deste acordo, a Frescomar passa a disponibilizar plásticos à fábrica para a produção de azulejos, uma parceria que essa unidade industrial em Santo Antão pretende estender a outras empresas e instituições em Cabo Verde.

Com isso, a fábrica de produção de azulejos com em base em reciclagem de plásticos espera, também, atender à procura deste produto no mercado nacional, que tem vindo a aumentar de ano para ano, conforme o responsável.

Os azulejos produzidos em Santo Antão, que têm vindo a ser muito procurados no mercado nacional, estão a ser exportados para a Holanda, através de empresa daquele país europeu.

A exportação deste produto para a Holanda constitui, segundo os promotores do projeto, mais uma etapa rumo à consolidação deste empreendimento que, diariamente, consegue retirar do ambiente “grandes quantidades de plástico”, transformando-as em azulejos.

A unidade de produção de azulejos, que já foi galardoada com medalha de mérito ecológico, pela Câmara Municipal do Paul, consegue produzir até 24 mil pedras de diferentes padrões, por ano.

A fábrica, instalada pela Fundação dos Amigos do Paul na Holanda, foi financiada pela cooperação holandesa, através da Universidade Tu Delf, em Roterdão.

Fonte: Sapo CV

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras