SÃO MIGUEL: Actividades culturais, inaugurações e lançamento de novas obras marcam Festas do Dia do Município

A Câmara Municipal lança, esta quinta-feira, 21, a primeira pedra para o arranque de duas obras estruturantes

O município de São Miguel, interior de Santiago, assinala as festas do Dia do Município (29 Setembro) com a realização de várias actividades culturais e desportivas, lançamento de novos projectos e inaugurações de obras “importantes, que vão alavancar o sector turístico e contribuirão para a dinamização da economia local”.

O município de São Miguel está em festa, comemora o seu 20º aniversário. Até dia 27, acontecem actividades de Rádio Praça, nas praças de Azedinha e Veneza, com concurso de cultura geral, dança, teatro e música.

De entre outros eventos culturais, constam o baile popular (polivalente da Calheta), no dia 28, e o festival de batuque e funaná, nos dias 29 e 30 (porto da Calheta), com, principalmente, vários grupos locais. Antes, está programada uma feira agro-pecuária, a acontecer de 26 a 28 de Setembro, na Praça de Azedinha.

A nível do desporto, decorrem, até o final de Setembro, várias actividades desportivas, como “Fim-de-semana Saudável” (aeróbica e palestras sobre boas práticas desportivas), Atletismo, Ciclismo, Natação e Regata, torneios de futebol de 11, andebol e basquetebol intermunicipal.

Inaugurações e novas obras
Das obras inauguradas, destacam-se, segundo o presidente Herménio Fernandes, o jardim infantil de Cutelo Gomes e Ribeira Principal, delegações municipais de Ribeira de São Miguel e Achada Monte, enquadradas no âmbito do orçamento para 2017. Ainda, serão entregues mais quatro habitações socais, e é inaugurado a requalificação urbana das ruas de Achada Batalha.

Em termos de lançamento de novas obras, o edil micaelense aponta as obras de requalificação urbana de Achada Monte e da orla marítima de Ponta de Calhetona. O acto de lançamento de 1ª Pedra para o arranque das duas obras acontece esta quinta-feira, 21, às 14H30 em Achada Monte e 16H30 em Ponta Calhetona.

Esses bairros, no dizer de Fernandes, irão receber obras de drenagem de águas pluviais, criação de espaços verdes e de lazer e instalação de fitness parque. O bairro de Calhetona vai receber ainda intervenções em toda a sua orla e construção de casas de banho para famílias que não as têm.

“São obras estruturantes, que vão custar cerca de 30 mil contos e acreditamos que as mesmas vão mudar e dar mais qualidade de vida para a população, com melhores condições de vida, e que sejam mais atractivos para negócios”, acrescenta Herménio Fernandes.

O concelho de São Miguel foi criado em 1996, quando foi separado do Tarrafal. O Dia do Município coincide exactamente com o dia da celebração das festas de São Miguel Arcanjo, 29 de Setembro.

Fonte: A Nação

Notícias