Regionalização: Gualberto do Rosário analisa propostas do Governo

Ajudar a sociedade a compreender e a interpretar o que é que se quer para a regionalização do país. É com este propósito que o Grupo de Reflexão para a Regionalização promoveu ontem, em São Vicente, uma conferência para socializar e analisar a proposta de lei apresentada pelo Governo.

 A análise foi feita pelo economista Gualberto do Rosário. A conferência surgeiu na sequência de vários encontros que o Grupo de Reflexão para a Regionalização tem promovido, para melhor informar a sociedade sobre os estudos.
“As propostas não são definitivas. Portanto, todos nós temos que estar preparados, enquanto sociedade civil, para dar a nossa contribuição, dizer o que achamos que está bem e o que deve ser alterado”, explicou à Rádio Morabeza.
A medida deve provocar uma profunda reforma de Estado. Por isso, o grupo espera também, com o seu contributo, ajudar o Governo e os partidos políticos.
Foram duas as propostas de regionalização apresentadas pelo Governo. Uma que inclui questões político/administrativas e a outra centrada no suporte económico/financeiro. Os debates promovidos pelo Grupo de Reflexão têm ainda como propósito recolher subsídios e apresentar uma proposta, também com base no modelo Ilha/Região.
“Temos um grupo de estudos, o Dr. Gualberto do Rosário vai dar a sua opinião sobre isso e pensamos trazer outras personalidade para depois fazer uma súmula de todas as ideias propostas, para o nosso grupo apresentar, na altura, a nossa opinião sobre o que deverá ser a regionalização”, afirmou.
O evento aconteceu esta segunda-feira passada, às 18 horas, na Universidade do Mindelo.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras