Praia: Concerto em homenagem a Ildo Lobo

O contar Ildo Lobo vai ser homenageado, nesta Sexta-feira,23, num concerto a decorrer, a partir das 19 horas, no Palácio da Cultura (PCIL) com o seu nome, na cidade da Praia. A iniciativa é do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através da Direção Geral de Artes e das Indústrias Criativas.

O evento acontece por ocasião da data de nascimento do artista, 25 de novembro, e conta com as atuações do músico Nhelas Spencer e o grupo coral da Cesária Évora Academia de Artes (CEAA).

Conforme recorda o MCICV, Ildo Neves de Sousa Lobo nasceu em 1953, em Pedra do Lume, na ilha do Sal, em Cabo Verde. Aos 17 anos veio viver na cidade da Praia para frequentar o liceu (ensino secundário). Em 1973, com apenas 19 anos, integra o Grupo “Os Tubarões” como vocalista. Até 1994 o grupo “Os Tubarões” editou álbuns na voz do Ildo Lobo com os temas “Tabanca”, “Pépé Lopi”, “Djonsinho Cabral”, “Tchon di Morgado”, “Tema para Dois”, “Os Tubarões ao Vivo” e “Porton de Nôs Ilha”. Segundo a mesma fonte, em 1994, com a separação do grupo, Ildo Lobo iniciou uma carreira a solo.

«Em 1996 grava o seu primeiro álbum, intitulado “Nôs Morna”, onde homenageia o pai. Em 2001, grava o seu segundo álbum “Intelectual” e em 2005 foi lançado o álbum póstuma “Incondicional”. Ildo Lobo faleceu a 20 de outubro de 2004», refere o MCIC.

Fonte: A Semana

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras