Porto Novo: PDES propõe instalação de três entrepostos agrícolas e laboratório de investigação agrária

A instalação de mais três entrepostos agrícolas e um laboratório de investigação agrária são alguns dos projectos previstos no quadro do Plano de Desenvolvimento Estratégico Sustentável (PDES) do município do Porto Novo, para os próximos dez anos.

Porto Novo já dispõe de um entreposto agrícola, instalado em Ribeira da Cruz, e que começa a operar, agora em Janeiro, no tratamento, embalagem e comercialização dos produtos agrícolas, beneficiando 300 produtores locais e de Martiene, Chã de Norte e Chã de Branquinho.

O PDES, que começa a ser implementado a partir deste ano, propõe, assim, multiplicar esta experiencia no concelho, com a instalação de mais três entrepostos agrícolas nos vales da Ribeira das Patas, Alto Mira e Tarrafal de Monte Trigo.

Trata-se de projectos que visam atender às aspirações dos agricultores neste concelho, que apostam no tratamento, conservação embalagem dos produtos, com vista a conquistar os mercados nacionais.

Ainda no domino agrícola, o PDES prevê a instalação de um laboratório de investigação agrária neste município.

O PEDS do Porto Novo, que começa a ser implementado este ano de 2019, prevê investimentos públicos e privados à volta de 12 milhões de contos, até 2030.

Fonte: Sapo CV

Notícias