Pequenos empreendimentos turísticos vão receber apoio e assistência técnica para obterem o selo de qualidade – IGQPI

Os pequenos empreendimentos turísticos cabo-verdianos vão receber apoio e assistência técnica, no sentido de obterem o selo de qualidade, informou hoje, na Cidade da Praia, o Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

“O projecto que está sendo implementado pelo Instituto, através dos seus parceiros, visa preparar, formar, capacitar e auditar os pequenos empreendimentos turísticos em Cabo Verde, no sentido de obterem o selo da qualidade”, explicou o presidente do IGQPI, Abraão Lopes.

Segundo Abraão Lopes, com este projecto, o IGQPI pretende, igualmente, contribuir para a melhoria da oferta turística a nível nacional.

Em declarações, o presidente do IGQPI informou também que este processo vai ser selectivo porque em Cabo Verde existem mais de 200 pequenos empreendimentos turísticos e nem todos serão abrangidos nesta primeira fase.

O número de quartos, a legalidade dos empreendimentos, a localização, o volume de negócios, são entre outros, critérios para obtenção do selo de qualidade.

O presidente do IGQPI informou, por outro lado, que o instituto já arrancou também com projectos de assistência técnica e de apoio a empresas cabo-verdianas no domínio da certificação.

“Neste momento já temos em curso a assistência técnica para certificação da fábrica de conservas SUCLA, na ilha de São Nicolau, sob norma ISO 22000, em matéria da segurança alimentar, do banco de leite materno e da cozinha do Hospital Agostinho Neto em HCCP, que integra sistemas de higiene e segurança alimentar e da central eléctrica de Palmarejo, na Cidade da Praia, em ISO 140001, uma norma que reconhece que uma empresa respeita o meio ambiente”, disse Abraão Lopes.

Estes projectos de assistência técnica e de apoio a empresas cabo-verdianas no domínio da certificação visam “mostrar às empresas cabo-verdianas o impacto da implementação do sistema de gestão da qualidade”, sublinhou Abraão Lopes.

Os projectos de assistência técnica e de apoio a empresas cabo-verdianas no domínio da certificação são financiados pelo IGQPI, através dos seus parceiros, nomeadamente a União Europeia (UE).

Fonte: InforPress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras