Parceria Especial Cabo Verde União Europeia ganha mais três pilares

Cabo Verde e a União Europeia comemoram este ano, dez anos de Parceria Especial

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luis Filipe Tavares e o Ministros dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Sven Mikser, representante do país que exerce a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia, co-presidiram a reunião ministerial, a 10 de Junho, em Bruxelas, onde Cabo Verde e a União Europeia assinaram uma Declaração Final em que mais três novos pilares foram contemplados, nos eixos da Parceria Especial.

Investimento, Crescimento e Emprego, Gestão dos Oceanos e Reformas institucionais, tanto a nível central como local, são os novos eixos da Parceria Especial Cabo Verde União Europeia.

Uma Parceria inicialmente fundamentada em seis pilares: Boa governação, Segurança e Estabilidade; Integração Regional; Convergência Técnica e Normativa; Sociedade do conhecimento e Luta contra a pobreza.

Em Declarações à imprensa, Luis Filipe Tavares considerou “tratar-se de mais um passo estratégico na concretização do programa do Governo. Para o chefe da diplomacia cabo-verdiana, estes setores são importantes para o desenvolvimento do país e competirá agora ao Governo trabalhar com os serviços da Comissão Europeia para darem conteúdo específico a cada um destes novos pilares”.

“Após 14 meses da entrada em funções do governo do MpD, julgo que temos razões para estarmos muito satisfeitos com os avanços conseguidos no nosso relacionamento com a União Europeia” ressalva o titular da pasta diplomática.

Cabo Verde e a União Europeia comemoram este ano, dez anos de Parceria Especial

Fonte: A Nação

Notícias