PIB de Cabo Verde cresceu 3,9% em 2016

A taxa da variação do Produto Interno Bruto (PIB) acumulada dos quatro trimestres de 2016 aponta para um crescimento anual deste indicador de 3,9%, quando comparado com o ano de 2015.

De acordo com os resultados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no ano passado, o crescimento do PIB é “bem evidente”, com destaque para o ramo da indústria transformadora, que passou de 1,4% para 9,7%.

O mesmo se pode dizer das áreas da agricultura, que passou de 2,8% para 7,3%, de serviços financeiros e seguros, que passou de 4,1% para 9,8%, e da administração pública, que subiu de 2,5% para 8,5%.

O INE revelou também que as Contas Nacionais Trimestrais mostraram que a taxa de variação homóloga do PIB passou de 2,2% no quarto trimestre de 2015 para 4,6% no mesmo período de 2016, sendo que esta evolução se deve, sobretudo, ao crescimento registado nas atividades de agricultura, indústria transformadora, alojamento e restauração e administração pública.

Os resultados das Contas Nacionais Trimestrais revelaram, ainda, que as contribuições negativas “mais significativas” foram registadas nas atividades de telecomunicações (-0,3%), da pesca (-0,6%) e da construção (-1,5%).

Fonte: Panapress

Notícias