Ocean Week começa hoje no Mindelo

O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, preside hoje, no Mindelo, à abertura oficial da “Ocean Week”, oportunidade para exibir Cabo Verde como “palco privilegiado” da Economia Azul no Atlântico Médio.

O programa definitivo do evento, cujas conferências internacionais, seminários e workshop decorrerão no auditório Onésimo Silveira, da Universidade do Mindelo, consagra o desenvolvimento dos trabalhos em sete painéis, ao longo de cinco dias.

Outras atividades paralelas terão como palco a Câmara de Comércio do Barlavento, o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP), o Centro Oceanográfico do Mindelo, comunidades piscatórias da ilha, universidades, escolas e vários outros locais da cidade.

“Oportunidades e desafios da economia do mar”, “Investimentos na Economia Azul”, “Eventos desportivos, turismo e promoção de Cabo Verde”, “Turismo de cruzeiro” e “Mar, turismo e ambiente – desafio da sustentabilidade”, são, de entre outros, temas dos painéis do Cabo Verde Ocean Week, com um orçamento a rondar os 28 mil contos, suportados pela União Europeia, mas também pelo Governo e empresas nacionais.

O encontro do Mindelo traz a Cabo Verde representantes de organismos e personalidades nacionais e estrangeiras em matéria da Economia Azul, entre eles o vice-presidente das Seychelles, o comissário europeu Carlos Moedas, para além de ministros da CPLP e da Comissão Sub-regional das Pescas, com responsabilidade sobre o mar.

São esperados, igualmente, representantes de “vários países e organizações internacionais”, sobretudo parceiros e especialistas de “reconhecido mérito mundial”, com “conhecimento e atenção profundos” dos mares e dos oceanos para apresentar “estratégias e medidas” para cuidar do oceano.

Esta primeira edição decorrerá no mês de Novembro, mas futuramente, segundo o ministro José Gonçalves, o evento será enquadrado na Feira das Actividades Económicas ligadas ao Mar (Expomar), que decorre anualmente no mês de Outubro.

O certame consagra espaço para uma programação a nível desportivo. Em paralelo, decorrerá, igualmente, uma agenda cultural que abarca música, exposições de arte e teatro, por toda a cidade, actividade organizadas em parceria com a União Europeia.

O “Cabo Verde Ocean Week” é o primeiro evento desta envergadura que o país acolhe, sendo objectivo principal “elevar a consciencialização” e fomentar o diálogo sobre a “essência, oportunidade e sustentabilidade” dos oceanos.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Cabo Verde não deve competir pelo preço com outros destinos turísticos, avisa CEO da Oásis

Projeto "Volunturismo" movimenta cerca de 30 turistas para São Vicente

Santa Cruz: Autarquia quer transformar município num destino turístico de excelência

Porto Novo recebe investimentos privados nas pescas à volta de 70 mil contos

São Vicente vai acolher missão empresarial alemã com foco nas energias renováveis