OMT e ministros do turismo debatem “excesso de turismo”

A OMT recorda que mais de 1,2 mil milhões de turistas internacionais viajaram em 2016 e esse número deverá crescer para 1,8 mil milhões até 2030

“Excesso de turismo” ou “turismofobia” vai ser o tema da cimeira da Organização Mundial do Turismo (OMT) e dos ministros do Turismo de todo o mundo, e que tem lugar nesta quinta-feira (7) na WTM Londres, Inglaterra.

O chamado “turismo a mais” tem-se tornado assunto dos media nos tempos mais recentes, com testemunhos e imagens um pouco por todo o mundo de cidadãos em protesto contra a “invasão de turistas” e a expulsão dos locais pelos negócios turísticos.

“Gerir o número crescente de visitantes para muitos dos destinos populares do nosso planeta, incluindo cidades, é crucial tanto para a população local quanto para os visitantes, tanto internacionais como domésticos. O crescimento não é o inimigo”, afirma o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

Esse crescimento que,  segundo aquele responsável, pode e deve levar “à prosperidade económica, empregos e recursos para financiar a proteção ambiental e a preservação cultural, bem como o desenvolvimento da comunidade e as necessidades de progresso, que de outro modo não estariam disponíveis”.

No entanto para que  turismo seja uma experiência enriquecedora para visitantes e população local, no entender de Rifai, exige políticas e práticas “fortes e sustentáveis” e com  o envolvimento de governos, privados, comunidades locais e turistas, realça.

A OMT recorda que mais de 1,2 mil milhões de turistas internacionais viajaram em 2016 e esse número deverá crescer para 1,8 mil milhões até 2030. O turismo gera 10% do produto interno bruto mundial, é responsável por um em cada 10 postos de trabalho e 30% do comércio mundial de serviços.

Fonte: A Nação

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras