NOSi poderá representar um suporte do desenvolvimento tecnológico para construção de uma sociedade digital no país – PR

O Presidente República, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje que o Núcleo de Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) poderá representar um suporte do desenvolvimento tecnológico com vista a construção de uma sociedade digital no país.

O chefe de Estado fez essa constatação aos jornalistas, após uma visita às instalações do NOSi, na Cidade da Praia, onde elogiou a capacidade desse serviço a nível de consultadoria e produção de aplicações de cooperação internacional.

“Essa visita deixa-nos muito optimistas em relação àquilo que em termos inovação, tecnologia e empreendedorismo podemos fazer nessas áreas”, notou Jorge Carlos Fonseca.

O mais alto magistrado da Nação enalteceu, igualmente, o trabalho desenvolvido pelo NOSI a nível do “weblab”, demonstrando surpreso pelo facto desses laboratórios estarem instalados em mais de 30 escolas secundárias do país.

“Isso para jovens do ensino secundário representa um desafio enorme e uma oportunidade de desenvolver a capacidade criativa a nível tecnológico, o que pode representar a capacidade do país dar um grande salto em termos de desenvolvimento”, considerou.

A primeira fase do Parque Tecnológico de Cabo Verde iniciou em Julho de 2017 e tem o prazo de execução de 24 meses.

O parque, situado na Achada Grande Frente, Cidade da Praia, vai ocupar uma área de nove hectares (equivalente a nove campos de futebol) e com várias valências, estando equipado com um conjunto de edifícios motores que vão alavancar investimentos privados na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Este projecto é financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), num horizonte de cinco anos, está avaliado em cerca de 30 milhões de dólares (2,6 milhões de contos), com uma contrapartida do Governo em quatro milhões de dólares.

Fonte: InforPress

Notícias