Jorge Santos pede «empenho» para construção do aeroporto em Santo Antão

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Jorge Santos, exortou, segunda-feira, no Porto Novo, os “poderes públicos locais e nacionais” para se empenharem para que Santo Antão venha a ter, nos próximos anos, o seu aeroporto.

Jorge Santos, que está de visita a Santo Antão, explica que se trata de uma infra-estrutura essencial na sua integração na economia nacional e “algo fundamental devido ao facto de a ilha estar a perder população, sobretudo jovens, devido à falta de oportunidades.

O chefe da casa parlamentar, citado pela Inforpress, entende que Santo Antão “tem muito a dar” a Cabo Verde e, por isso, é “essencial que todos trabalhem no sentido da integração desta ilha na economia nacional, através do turismo, prestação de serviços, indústria, condição sine qua non para estancar o êxodo dos santantonenses”.

“Todos os poderes públicos, sejam eles locais ou nacionais, devem convergir para a concretização do aeroporto, que é um compromisso importante do Governo, inscrito no seu programa para a Legislatura”, disse.

Os estudos com vista à construção do aeroporto prosseguem, segundo o Governo, que espera estar a iniciar, ainda neste mandato, a construção da infra-estrutura, que se vai localizar no Porto Novo.

Nesta altura, através de uma estação automática, está-se na fase de recolha dos dados atmosféricos, processo que permitirá, dentro de três anos, obter os dados relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações.

A estação foi instalada em Agosto, nas imediações de Ponte Sul/Casa de Meio, provável localização do futuro aeroporto.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Cabo Verde não deve competir pelo preço com outros destinos turísticos, avisa CEO da Oásis

Projeto "Volunturismo" movimenta cerca de 30 turistas para São Vicente

Santa Cruz: Autarquia quer transformar município num destino turístico de excelência

Porto Novo recebe investimentos privados nas pescas à volta de 70 mil contos

São Vicente vai acolher missão empresarial alemã com foco nas energias renováveis