Ilha do Sal: Centro de Saúde de Santa Maria será realidade dentro de 18 meses – Governo

O Centro de Saúde de Santa Maria, na ilha do Sal, que se pretende moderno e funcional, será realidade dentro de 18 meses, cuja primeira pedra foi colocada hoje pelo ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.

A construção de um novo centro de saúde de raiz, na cidade de Santa Maria é uma reivindicação antiga, cujas obras aguardadas com alguma ansiedade, vão erigir-se ao lado da Esquadra Policial da cidade turística, no terreno onde situava as antigas instalações do posto sanitário.

Assim, o descerramento da placa e a colocação da primeira pedra para a sua edificação, pelas mãos do titular da pasta da Saúde e Segurança Social, marcam o início de uma nova era para população do Sal em geral, a nível da saúde.

Avaliado em cerca de 220 mil contos, a obra é financiada na sua totalidade pelo Governo com verba proveniente do Fundo do Turismo.

A serem executadas no prazo de um ano e meio, e a cargo do empreiteiro chinês Jinan Sijian Group Lda. espera-se que as mesmas fiquem concluídas em Agosto de 2019.

Na ocasião, e perante residentes e estrangeiros, Arlindo do Rosário, considerou se tratar de um “magnífico” projecto e salientou que a visão do Governo é “de facto” promover o desenvolvimento de cada ilha e concelho, baseando naquilo que o turismo tem trazido para o país.

“Financiado pelo Fundo do Turismo, para além deste centro, nós vamos investir também num programa de emergência pré-hospitalar que permite toda a logística de evacuação dos doentes, quer interna quer para as outras ilhas”, anunciou, admitindo que “há muito” a fazer em termos de saúde, não só no Sal, mas a nível nacional.

Referindo-se que o serviço de saúde e o sector privado, são complementares um ao outro, o titular da pasta da saúde disse que o Governo está aberto, e numa óptica “win-win”, ou seja, onde todos saem a ganhar.

“Daqui a um ano e meio estaremos cá todos para inaugurar esta obra importante e fundamental na estratégia do desenvolvimento da saúde de Cabo Verde e da ilha do Sal, em particular”, enfatizou.

Presenta ao acto em representação do município, Carlos Santos, presidente da Assembleia Municipal, manifestou a sua satisfação pela construção deste projecto, segundo disse, “estruturante” para a ilha, nesta fase de crescimento com “muita pujança”, a nível do turismo.

“Com a construção deste centro conseguiremos melhorar a prestação de serviços de saúde a nível de Santa Maria, mas também a nível da ilha do Sal, tendo em conta as suas valências. Estamos numa fase boa, estamos de parabéns”, concluiu.

Fonte: InforPress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos