INE: Cabo Verde tem cerca de 195 mil pessoas empregadas. Homens estão em maioria nos cargos de direção

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou ontem, dia 30, que Cabo Verde tem cerca de 195 mil pessoas empregadas, sendo 55,6% do sexo masculino e 44,4 % feminino, com uma percentagem de 56,1% dos homens a ocuparem cargos da direção.

Segundo o comunicado de imprensa do INE enviado à Inforpress sobre dados estatísticos sobre o trabalhador em Cabo Verde, a idade média dos empregados por sexo é de 37 anos, realçando que na ocupação dos cargos de direcção, a classe feminina tem uma representação de 43,9% da população empregada.

Na área da educação, na escala de ou superior a 15 anos, 8,9% da população corresponde ao ano médio do estudo, sendo 4,1% sem nível, 36,1% corresponde ao ensino básico, 43,9%, secundário e 15,8% corresponde ao ensino superior.

Relativamente ao setor de serviço, de acordo com a nota, 12,5 trabalha no setor primário, 21,1% no sector secundário e 66,1% trabalham no setor terciário, enquanto 0,3% da população empregada é não declarada, com uma duração média no emprego atual de nove anos e cinco meses.

Os dados estatísticos indicam que 65,2% da população empregada trabalha a tempo inteiro, 42,8% dos trabalhadores beneficiam do INPS, 41,1% beneficiam de férias anuais remuneradas e 42,3% dos trabalhadores beneficiam do INPS.

No que se refere à situação por profissão, o INE avança ainda que 68% dos empregados trabalham por conta de outrem e 26% trabalham por conta própria, acrescentando que as horas médias trabalhadas por semana correspondem a 41 horas e 54 minutos e 14,7% trabalham menos de 35 horas semanais e estão disponíveis para trabalhar.

O Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de Maio, em diversos países do mundo.
Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho.

Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

Fonte: Sapo Notícias CV

Notícias