Governo quer transformar Cidade Velha num parque arqueológico e com apoio das Canárias

O Governo quer transformar Cidade Velha - Património da Humanidade, num parque arqueológico, projeto para o qual quer contar com o apoio técnico das Ilhas Canárias, que se mostra disponível para colaborar na sua implementação.

É neste sentido que se encontra em Cabo Verde uma delegação integrada por representantes de diversas instituições culturais para o reforço da cooperação a nível cultural para ver as formas de uma colaboração mais estreita.

Na tarde hoje, a delegação manteve um primeiro encontro com o ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, e nos próximos dias visitará os monumentos e sítios da Cidade Velha e o campo de concentração do Tarrafal, onde também executivo cabo-verdiano quer o apoio das Canárias para apresentação da sua candidatura a património da humanidade.

“A ideia é primeiro qualificar Cidade Velha como uma espécie de parque arqueológico à semelhança do que existe em Canárias e termos assessoria técnica necessária para o processo de classificação do campo de concentração á património da humanidade” precisou o governante.

Depois de um primeiro encontro com o ministro cabo-verdianos, o porta-voz da delegação, Oswaldo Guerra, do Cabildo de Gran Canaria, disse as Canárias têm “muita experiência” ao nível da montagem de parques arqueológicos que poderia transmitir a Cabo Verde.

Por outro lado, destacou a importância dessa visita, salientando o facto de as Canarias estarem neste momento, também, a preparar a candidatura de um espaço na ilha da Gran Canaria a património da humanidade.

“Viemos aqui com vontade de conhecer os vossos sítios culturais patrimoniais. Só assim podemos saber em que medida podemos modestamente dar a nossa assessoria. Nós temos muitas instalações de património histórico e inclusive estamos a preparar uma candidatura de um local na ilha de Gran Canaria. Penso que é interessante dizer que podemos chegar uma cooperação estreita no futuro imediato”, disse.

Para além do representante do Cabildo de Gran Canaria, a delegação integra a diretora do Parque Arqueológico de Cueva Pintada e um representante da Casa África ou Ministério dos Negócios Estrangeiros da Espanha.

Nesta quarta-feira, a delegação, acompanhada dos membros do Instituto de Patrimónios Culturais (IPC), vai estar na Cidade da Velha para visitar os monumentos, seguido de deslocações às instituições do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas.

Fonte: InforPress

Notícias

Associações açorianas vão celebrar protocolo “pioneiro” de cooperação com Cabo Verde

Fundação Maio Biodiversidade faz “balanço positivo” da campanha de protecção das tartarugas marinhas

Turismo de Cruzeiro: Santo Antão afirma-se no segmento de mercado dos navios de médio e pequeno porte

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”