FNUAP doa materiais para programas de melhoria da saúde da mulher em Cabo Verde

O Fundo das das Nações Unidas para a População (FNUAP) doou, na última semana, ao Ministério da Saúde de Cabo Verde um conjunto de equipamentos, dispositivos médicos e consumíveis para reforçar os programas de Saúde Reprodutiva (SR) e de luta contra o cancro do colo do útero e a mortalidade infantil no arquipélago, apurou a PANA, sábdo, de fonte segura.

A doação que está orçada em cerca de 100 mil dólares americanos comporta equipamentos como colposcópio, aparelhos de CTG, instrumentos cirúrgicos e fototerapia para recém-nascidos, os quais irão permitir melhorar, em termos de diagnóstico e despiste precoce, o cancro do colo do útero, bem como a prestação do serviço de Neonatologia e da saúde da mulher.

No âmbito desses donativos, os hospitais e Centros de Saúde foram contemplados também com medicamentos que ajudarão a reduzir a mortalidade infantil e os serviços prestados a nível da SR.

Este donativo do FNUAP é considerado pelas autroidades sanitárias como essencial para a campanha de rastreio do colo do útero que o Ministério da Saúde vai promover, no terceiro trimestre deste ano, abrangendo todas as ilhas do arquipélago.

A diretora-geral das Farmácias, Ângela Silvestre, explicou durante a sua intervenção no ato de entrega que a campanha de rastreio do colo do útero vai contar também com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, que, para além de equipamentos para este fim, irá também financiar a formação de técnicos nacionais.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos