FNUAP destaca Cabo Verde como “bom exemplo” em matéria de planeamento familiar

A representante do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) em Cabo Verde, Hilária Carnival, disse, terça-feira, na cidade da Praia, que o país é um “bom exemplo” no mundo em matéria de planeamento familiar.

Carnival fez este elogio a Cabo Verde durante uma conferência de imprensa promovida pela Rede Parlamentar para a População e Desenvolvimento, alusiva ao Dia Mundial da População, que se comemora este ano sob o lema “Planeamento Familiar: Empoderando Pessoas, Desenvolvendo Nações”.

Na ocasião, a representante do FNUAP indicou que o Ministério cabo-verdiano da Saúde tem trabalhado enormemente, desde o início da independência em 1975, para materializar a visão estratégica em matéria de direitos sexuais e reprodutivos.

Para ela, Cabo Verde é um dos países onde se pode ver resultados importantes no âmbito do planeamento familiar, realçando que muitas necessidades de contraceção foram satisfeitas e que a taxa de fertilidade baixou significativamente depois da independência.

Hilária Carnival assegurou que o FNUAP está orgulhoso do caminho percorrido por Cabo Verde e que vai acompanhar o país na consolidação dos ganhos, a superar e a progredir ainda mais nesta matéria "fundamental" para os direitos humanos e o desenvolvimento.

“Quando falamos do planeamento familiar, falamos não só de um direito fundamental de todas as pessoas, famílias e casais decidirem quando querem formar uma família, mas também falamos de uma grande contribuição para o desenvolvimento”, disse aludindo à temática da comemoração do Dia Mundial da População.

A representante do FNUAP alertou que o planeamento familiar é fundamental para alcançar o objetivo primeiro do Desenvolvimento Sustentável, que é erradicar a pobreza e também  para se alcançar outros objetivos, nomeadamente a igualdade de género e a boa saúde.

Fonte: Panapress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras