Ex-PR de São Tomé e Cabo Verde já em Luanda para observação eleitoral

Pedro Pires e Pinto da Costa foram convidados por José Eduardo dos Santos, para integrarem um grupo de 12 convidados

Os antigos Presidentes de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, chegaram, esta quinta-feira, 17, a Luanda, para observação das eleições gerais de Angola, que acontecem a 23 de Agosto.

Pedro Pires e Manuel Pinto da Costa, respetivamente, foram convidados pelo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, para integrarem um grupo de 12 entidades convidadas para observarem o escrutínio que se realiza na próxima quarta-feira. Ambos os ex-Presidentes não prestaram declarações à sua chegada.

De acordo com a Lusa, a lista de convidados do Presidente angolano integra, ainda, os ex-chefes de Estados Ramos-Horta (Timor-Leste), Lucas Pohamba (Namíbia), Joaquim Chissano (Moçambique) e John Mohama (Gana), além do antigo primeiro-ministro de Cabo Verde José Maria Neves, chefe do grupo de observadores da União Africana.

Foram igualmente convidadas organizações internacionais, entre as quais a União Europeia, que não terá uma equipa de observadores, mas quatro peritos.

Angola vai realizar eleições gerais a 23 de Agosto deste ano, às quais concorrem o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA – no poder), União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), Partido de Renovação Social (PRS), Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e Aliança Patriótica Nacional (APN).

A Comissão Nacional Eleitoral de Angola constituiu 12 mil 512 assembleias de voto, que incluem 25 mil 873 mesas de voto, algumas a serem instaladas em escolas e em tendas por todo o país, com o escrutínio centralizado nas capitais de província e em Luanda, estando nove milhões 317 mil 294 eleitores em condições de votar.

A Constituição angolana, aprovada em 2010, prevê a realização de eleições gerais a cada cinco anos, elegendo 130 deputados pelo círculo nacional e mais cinco deputados pelos círculos eleitorais de cada uma das 18 províncias do país (total de 90).

Fonte: A Nação

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos