Diplomata brasileiro considera sua visita a Cabo Verde "primeira aproximação" à África

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, defendeu, sábado, na cidade da Praia, que a sua visita de 12 horas a Cabo Verde, rumo a Paris (França), uma "primeira aproximação" do novo Governo brasileiro à África, apurou a PANA de fonte segura.

José Serra, que vai a Paris para participar numa reunião do Conselho de Ministros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), agendada para 1 a 2 de junho próximo, disse que esta sua visita a Cabo Verde é a segunda a um país estrangeiro, depois da Argentina.

Em declaração a jornalistas na cidade da Praia, após um encontro com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, o chefe da diplomacia brasileira afirmou ter feito questão de vir a Cabo Verde, como um primeiro contacto com África.

Trata-se de “um país que consideramos interessante, que tem boa governabilidade, uma democracia consolidada, um regime exemplar", elogiou.

O diplomata sublinhou também que a forte cooperação existente entre o Brasil e Cabo Verde é para se reforçada, numa altura em que o seu pelouro tem em estudo um plano de encerramento de algumas embaixadas brasileiras, nomeadamente em África.

José Serra garantiu que a sua visita ao arquipélago cabo-verdiano pretende ser uma demonstração de que as relações com o continente africano continuam prioritárias na política externa brasileira.

Durante a sua passagem pela capital cabo-verdiana, o ministro brasileiro dos Negócios Estrangeiro foi ainda recebido pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

O governante brasileiro assumiu a pasta das Relações Exteriores do Governo interino, liderado por Michel Temer, após a destituição da então Presidente da República, Dilma Roussef, em meados de maio corrente.

Fonte: Panapress

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras