Dia Mundial do Turismo comemorado sob o lema “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”

Pretende-se celebrar em forma de apelo a todos os intervenientes do sector, que devem assumir “um papel responsável” no desenvolvimento do turismo.

O ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, preside nesta quarta-feira, 27, na cidade da Praia, o acto central das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra este ano sob o lema “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”. A cerimónia acontece na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, a partir da 9H30.

Na sequência, serão apresentadas, pelo Director Geral do Turismo e Transportes, Carlos Jorge Anjos, as Grandes Opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo com horizonte 2030. Este documento é resultado das mesas redondas realizadas em várias ilhas do país e que serviram de subsídios para a preparação deste masterplan para o sector.

Por outro lado, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, a Associação do Turismo, Género e Sustentabilidade em Cabo Verde & Diáspora, em parceria com os profissionais do turismo, organiza um Sunset sob o lema “Turismo Sustentável, uma ferramenta para o Desenvolvimento”. O evento acontece às 16H30, num dos hotéis da capital e será antecedida de um conjunto de outras acções.

A agenda das comemorações do Dia Mundial do Turismo passa ainda pelas ilhas do Sal, Santo Antão e São Vicente, com visitas a projectos turísticos sustentáveis. A ilha do Sal acolhe ainda o Cabo Verde Tourism Awards, uma iniciativa pioneira público-privada, na qual serão distribuídos galardões de mérito àqueles que se destacaram em 2017 no sector.

O dia 27 de Setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo, em 1980, pela Organização Mundial do turismo (OMT), com o objectivo de promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela actividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.

Com o lema deste ano, “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”, pretende-se celebrar em forma de apelo a todos os intervenientes do sector, que devem assumir “um papel responsável” no desenvolvimento do turismo, sector que pode trazer benefícios para as comunidades locais e nacionais.

Fonte: A Nação

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos