Dia Mundial do Turismo comemorado sob o lema “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”

Pretende-se celebrar em forma de apelo a todos os intervenientes do sector, que devem assumir “um papel responsável” no desenvolvimento do turismo.

O ministro da Economia e Emprego, José Gonçalves, preside nesta quarta-feira, 27, na cidade da Praia, o acto central das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra este ano sob o lema “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”. A cerimónia acontece na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, a partir da 9H30.

Na sequência, serão apresentadas, pelo Director Geral do Turismo e Transportes, Carlos Jorge Anjos, as Grandes Opções do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Turismo com horizonte 2030. Este documento é resultado das mesas redondas realizadas em várias ilhas do país e que serviram de subsídios para a preparação deste masterplan para o sector.

Por outro lado, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, a Associação do Turismo, Género e Sustentabilidade em Cabo Verde & Diáspora, em parceria com os profissionais do turismo, organiza um Sunset sob o lema “Turismo Sustentável, uma ferramenta para o Desenvolvimento”. O evento acontece às 16H30, num dos hotéis da capital e será antecedida de um conjunto de outras acções.

A agenda das comemorações do Dia Mundial do Turismo passa ainda pelas ilhas do Sal, Santo Antão e São Vicente, com visitas a projectos turísticos sustentáveis. A ilha do Sal acolhe ainda o Cabo Verde Tourism Awards, uma iniciativa pioneira público-privada, na qual serão distribuídos galardões de mérito àqueles que se destacaram em 2017 no sector.

O dia 27 de Setembro foi instituído como o Dia Mundial do Turismo, em 1980, pela Organização Mundial do turismo (OMT), com o objectivo de promover o conhecimento para a comunidade internacional sobre a importância do turismo, seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela actividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.

Com o lema deste ano, “Turismo sustentável, uma ferramenta para o desenvolvimento”, pretende-se celebrar em forma de apelo a todos os intervenientes do sector, que devem assumir “um papel responsável” no desenvolvimento do turismo, sector que pode trazer benefícios para as comunidades locais e nacionais.

Fonte: A Nação

Notícias