Cidade Velha acolhe primeira conferência nacional sobre educação patrimonial

O objectivo do evento é promover o conhecimento do património cultural local e nacional, na óptica do reconhecimento do passado e a compreensão do presente.

A Cidade Velha, Ribeira Grande de Santiago, acolhe nos dias 5 e 6 de Dezembro a primeira conferência nacional sobre a educação patrimonial, tendo como lema “conhecer para preservar”.

O evento é promovido pelo Instituto do Património Cultura (IPC) e pela Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO e visa uma reflexão sobre as linhas orientadoras da educação patrimonial e a melhor forma de implementar as actividades extracurriculares centradas no património cultural.

Segundo uma nota do IPC, o objectivo último do evento é o de promover o conhecimento do património cultural local e nacional, na óptica do reconhecimento do passado e a compreensão do presente.

“O património cultural é uma realidade viva, que só adquire verdadeiro significado na sua relação com as pessoas e com a comunidade, através dum programa educativo que envolva a comunidade e a leve a abraçar o património, uma vez que se trata de um elo entre as gerações”, refere o IPC.

O evento contará com mais de 15 oradores, profissionais de diversas áreas da educação, dirigentes associativos e agentes ligados à preservação de bens culturais, para juntos traçarem um plano de educação para a preservação e salvaguarda do património cultural nacional.

“Conhecimento do património cultural e a sua importância na formação do cidadão”; “o papel da escola na preservação do património material e imaterial”; “Comissão Nacional da UNESCO e o seu contributo na Educação Patrimonial em Cabo Verde”; “O papel da sociedade civil na educação patrimonial” são os temas dos quatro painéis constantes do programa.

A abertura da conferência, que terá como palco o centro cultural da Cidade Velha, vai ser presidida pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, em representação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Fonte: A Nação

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras