China alivia dívida de $1,54 milhões e doa $15,4 milhões a Cabo Verde

A China vai perdoar $1,54 milhões de dólares de dívida a Cabo Verde, vencida até 2015, ao mesmo tempo que vai doar ao arquipélago outros 15,4 milhões, apurou a PANA de fonte oficial.
Estas medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no final de um encontro com o seu homólogo cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, em Macau, onde ambos participam na V conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
O chefe do Governo cabo-verdiano revelou, na altura, que este perdão da dívida pública de Cabo Verde com a China vai criar uma folga orçamental e financeira para que os recursos possam ser aplicados em projetos, nomeadamente sociais, no seu país.
Ulisses Correia da Silva, que qualificou o encontro com Li Keqiang como "muito produtivo", anunciou também que "a China vai apoiar Cabo Verde no desenvolvimento de um grande projeto de zona económica especial em São Vicente, ligada à economia do mar e à criação de uma base logística para o apoio à atividade de pescas.
O Governo chinês vai ainda apoiar Cabo Verde "no desenvolvimento de um programa de reabilitação de casas de pessoas mais carenciadas", em diversas cidades do país, e reforçar as bolsas de formação na China destinadas a jovens cabo-verdianos, para além de estimular o investimento de empresários da chineses no arquipélago.
"Avaliamos positivamente o facto de a China se apresentar como parceiro muito forte com Cabo Verde, quer no âmbito do diálogo político, quer na cooperação para o desenvolvimento e, particularmente, na cooperação para os investimentos", disse Correia da Silva, citado pela imprensa cabo-verdiana.
"Queremos atrair mais investimento direto estrangeiro, nomeadamente o chinês, queremos que esses investimentos tenham efeito reprodutivo na economia de Cabo Verde, na criação de oportunidades de emprego e no apoio ao crescimento económico do país", acrescentou.

Fonte: Panapress

Notícias

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras

Ginástica Rítmica: Noa Veiga representa Cabo Verde no Mundial de Júniores na Rússia

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde celebram acordo de supressão de vistos