Cantora Elida Almeida a mais premiada na 6ª edição dos Cabo Verde Music Awards

A cantora Elida Almeida foi a artista mais premiada na 6ª edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), uma gala onde são distinguidos, anualmente, os melhores da música cabo-verdiana no país e na diáspora, apurou a PANA, sábado, na cidade da Praia.

Elida Almeida, vencedora do prémio “Decouvert” da RFI 2015, conquistou os galardões Álbum do Ano com "Ora doce, ora margos", Composição Inédita pela música "Joana" e ainda o prémio de artista mais popular na internet, atribuído pelo portal Sapo.

Na gala de entrega dos prémios, que decorreu na noite de sábado na cidade da Praia, O 'rapper Hélio Batalha recebeu o prémio de artista revelação do ano em Cabo Verde, enquanto a música "Porque te amo", de Tó Semedo e Boss AC, foi votada a mais popular pelo público cabo-verdiano.

Hélio Batalha, que estava nomeado para três categorias pelo seu trabalho "O ki fomi txiga", conquistou também o galardão Melhor Hip Hop/RnB, enquanto Tó Semedo conquistou igualmente o galardão de Melhor Intérprete Masculino.

Os outros artistas distinguidos com dois prémios foram a cantora Lura (Melhor Intérprete Feminino e Melhor Coladeira), o grupo Ferro Gaita (Melhor Funana e Melhor em Palco) e cantor Thairo Kosta (Melhor Música Urbana e Melhor Videoclipe).

Na gala desta sexta edição dos  CVMA, que iclui 19 categorias para as quais são nomeados 35 artistas (três por categoria) entre músicos, intérpretes, compositores e produtores musicais, foram ainda distinguidos Mariana Ramos (Melhor Morna com "Sima Cretxeu"), Badoxa (Melhor Kizomba com "Tá-me esperare"), Cordas do Sol (Melhor Música Tradicional Cabo Verdiana com "Sofia").

Foram igualmente Lippe Monteiro (Melhor Música Eletrónica com "Ku xintido na bo"), Hernâni Almeida (Melhor Produtor Musical ), Indira Araújo (Melhor Animador de Comunicação Social) e Dj Jano (Melhor DJ).

O prémio Carreira foi atribuído ao desaparecido conjunto "Voz de Cabo Verde", grupo musical fundado nos anos 60 do século passado, por Luís Morais, e de que fizeram parte ao longo dos tempos, entre outros, Bana, Morgadinho, Djosinha, Jean Dalomba, Toy Ramos, Chico Serra (que recebeu o prémio em nome do grupo).

Nesta edição dos CVMA, as cantoras Lura e Élida Almeida foram as mais nomeadas com cinco categorias cada, enquanto Tó Semedo foi apontado para quatro.

A escolha dos premiados é feita por uma conjugação de votação pelo público e decisão do júri, sendo que a categoria Música Popular do Ano é de votação exclusiva pelo público.

Fonte: Panapress

Notícias

Preços da oferta turística diminuíram em termos homólogos -5,2% no segundo trimestre de 2019

Mindelo acolhe 72.º Centro de Língua Portuguesa que vai ser inaugurado quinta-feira

Brava: Master plan de turismo é o “guia maior”da planificação estratégica turística para a ilha até 2030 – edil

Novo hospital da Praia é um complemento aos hospitais de Cabo Verde e não vai substituir o HAN – PCA

Câmara Municipal do Sal apresenta plataforma “inovador” GEO Sal