Cabo Verde e China negoceiam projecto de 15 milhões de dólares para construção do Centro de Congressos da Cidade da Praia

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, disse que Cabo Verde e China estão a negociar o projeto que visa a construção do Centro de Congressos da Praia, que vai custar 15 milhões de dólares

Questionado pela Imprensa, Luís Filipe Tavares fez estas declarações em jeito de balanço da sua visita à China para participar na 1ª exposição económica e comercial China-África.

O governante disse ter participado numa reunião “importante” dos coordenadores do Fórum China-África, onde estiveram vários ministros dos Negócios Estrangeiros de países africanos e, ajuntou que pessoalmente teve um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiro da China, Wang Yi, no qual passaram em revista a cooperação entre os dois países, perspetivando novas ações a desenvolver.

Nesta linha, falou com seu homólogo sobre a construção de nova maternidade em São Vicente, a segunda fase do projeto Cidade Segura, que já está a arrancar na ilha de São Vicente, depois no Sal e posteriormente na Boa Vista.

“Estamos a negociar uma grande obra, Centro de Congressos da cidade da Praia, que vai ser uma obra muito importante e que custará à volta de 15 milhões de dólares”, anunciou, salientando que os empreendimentos referidos rondam os 80 milhões de dólares, que terão grande e importância para o país.

O ministro avançou que os países africanos têm uma cooperação muito forte com a China e Cabo Verde possui um pacote de projetos “importantes” que foram negociados no ano passado com a visita à China do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano referiu ainda ao acerto negocial para o perdão da dívida de Cabo Verde para com a China, no valor de 6 milhões de dólares, afirmando que há outros projetos em carteira e que o Governo cabo-verdiano está a trabalhar “com responsabilidade” para uma nova era da cooperação entre os dois países.

Fonte: Sapo CV

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras