Cabo Verde Investment Forum já garantiu 861 milhões em investimentos

Governo apresentou hoje os primeiros números do Forum de Investimento Privado que vai decorrer no Sal de 1 a 3 de Julho. A apresentação esteve a cargo do Presidente da Bolsa de Valores, Manuel Lima

No Forum, explicou, vão ser apresentados 22 projetos de investimento totalmente privados. Segundo aquele responsável, o maior projeto tem um valor de 265 milhões de euros e o menor terá o valor de 2,5 milhões de euros.

A globalidade dos projetos, avançou Manuel Lima, angariados até ontem, terá um valor 861 milhões de euros, já as necessidades de financiamento cifram-se na ordem dos 547 milhões de euros. Neste capítulo, Olavo Correia, ministro das Finanças, explicou que o Estado não financiará qualquer projeto e que serão instituições financeiras internacionais a avançar com o capital em falta para viabilizar os projetos.

Dos 22 projetos já garantidos, 17 são na área do turismo, 3 na área industrial, 1 de energias e outro de telecomunicações. O Sal será onde se vão concentrar 7 projetos, São Vicente terá 5 e Santiago 4. Boa Vista, Maio, Fogo, Brava, São Nicolau e Santo Antão verão surgir um projeto cada, havendo ainda espaço para um projeto de abrangência nacional.

500 milhões de euros era o montante mínimo de investimento que o Governo espera mobilizar, junto dos parceiros, durante a primeira edição do Cabo Verde Investment Forum (CVIF). Contas feitas pelo vice-Primeiro-Ministro, Olavo Correia, em março. 

"Os projetos tem de ser bancáveis, têm que ser bem montados, têm de ter uma boa estrutura de capital, têm de ter mercado. Os promotores têm de ter um track record de sucesso. Temos de reunir as condições para que os projetos possam ser financiáveis e bancáveis. O setor privado tem de se preparar, porque um projeto não é uma ideia ", explicava, na altura. 

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias