CIICLAA apresentado pela Universidade de Cabo Verde

A Universidade de Cabo Verde fez hoje a apresentação do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e África (CIICLAA), criado em 2015.

Em declarações aos jornalistas, o director executivo do CIICLAA, José Pimenta Lima, diz que a Uni-CV resolveu fazer esta apresentação de modo a preparar um fórum, previsto para Setembro, que reúnirá académicos, investigadores e instituições para o estudo do clima.

A nível financeiro, José Pimenta Lima diz que o centro será auto-sustentável, através de projetos de investigação que for desenvolvendo.

"Os projetos terão que ser financiados, há variadíssimas formas de recursos, fundos, para a área do clima e das mudanças climáticas, e estamos num período em que, cada vez mais, todos os governos definem as mudanças climáticas e todo o combate às questões ligadas à vulnerabilidade, à resiliência, como prioridade das prioridades, Pensamos que há condições para conseguirmos avançar", afirma.

O CIICLAA tem por objetivo a investigação aplicada nas áreas das Geociências Ambientais na CPLP e nos restantes países de África, em particular relacionados com alterações climáticas e medidas de mitigação, adaptação de recursos hídricos e marinhos, ambiente, agricultura e desastres naturais, em articulação com os serviços públicos, universidades, instituições de investigação e outras entidades públicas ou privadas.

Fonte: Expresso das Ilhas

Notícias

Porto Novo: Museu das Romarias pronto para receber visitas nas próximas festas de São João – ministro da Cultura

Parque Tecnológico derrapa 30% do custo inicial mas vai ajudar a transformar Cabo Verde num “país digital”, garante Governo

Conselho de Ministros aprova lei que institui Zona Económica Especial de Economia Marítima em São Vicente

Missão empresarial de Cabo Verde em Portugal visita Marinha Grande para “aprender com os melhores” em investigação e design industrial

"Batuka". O novo video de Madonna com a Orquestra Batukadeiras