ARC novo álbum de Vasco Martins

Todos os seis temas foram gravados durante o concerto no Arc, a 13 de outubro de 2018, exceto a versão abreviada de ‘Tabalongesim’ que foi gravada num concerto íntimo em casa e que teve masterização de Joe Fossard.  

Vasco Martins vai lançar um novo álbum. ARC (arco em criolo), assim se intitula o novo disco que estará disponível no mercado a partir do dia 19 de fevereiro.

O disco foi gravado num ‘live concert’ efetuado no Arc – arquitetura emblemática da ilha, situada na Praia d’Norte – concerto esse que foi efetuado no dia 13 de outubro de 2018.

Segundo uma nota de imprensa, Vasco Martins compôs temas novos para o concerto, que depois de serem editados, tiveram a masterização na Inglaterra assinada por Joe Fossard; “daí o magnífico som do álbum”.

Trata-se de uma edição “hiper” limitada, mas o álbum também saiu no streaming, em janeiro passado.

Neste trabalho, esteticamente Vasco Martins, a partir de temas compostos, efetua “variações e improvisações, tentando exprimir o ‘momento’, a ‘força axial do momento ‘ em que o concerto foi efetuado”.

“A utilização de instrumentos analógicos aliados aos digitais, favoreceram uma larga palheta tímbrica. Sequências, music‐drones, sinfonismo, melodias etéreas, ambientes, concentração não linear nos improvisos, dinâmicas, downtempo e bpm a 120, fazem de ARC um notável testemunho de Vasco Martins como compositor‐performer, a sua alegria e generosidade em efetuar concertos (em ‘real time’ sem computador) com os sintetizadores que ele considera magníficos e absolutamente originais instrumentos”, avança.

“Fico feliz em viver numa época em que existem os sintetizadores, que embora por vezes mal compreendidos e usados, podem ser, como qualquer instrumento, o veiculo para a expressão artística”, declarou Vasco Martins num recente concerto efetuado.

Todos os  seis temas do novo trabalho foram gravados durante o concerto no Arc a 13 de outubro de 2018, exceto a versão abreviada de ‘Tabalongesim’ que foi gravada num concerto íntimo em casa e que teve masterização de Joe Fossard.

Fonte: A Nação

Notícias